De um autor da Wikipédia, Alan Sohn

Eu já criei 2.463 artigos na Wikipédia. Todos eles sem cobrar nada.

Sou consultor de sistemas e trabalho com sistemas de computadores financeiros de muito grande porte. Se o tempo gasto com a Wikipédia fosse convertido em dinheiro, eu teria mais umas centenas de milhares de dólares para mim.

Mas aqui o dinheiro não é a questão. Você lida com uma moeda diferente na Wikipédia. A informação é fornecida com prazer, por mim e por milhares de outros editores que têm a satisfação de criá-la. Todos nós sabemos que o mundo está melhor porque essa informação está disponível gratuitamente.

Claro que a infraestrutura por trás dessa informação gratuita tem um custo, e é por isso que uma vez por ano pedimos doações. Na Wikipédia não há anúncios, nem nada piscando, nada aos lados das páginas, não tentamos vender nada. A Wikipédia está livre de transações comerciais.

Precisamos apenas de seu apoio com $ 5, € 10, ¥ 1000 ou qualquer quantia que você possa doar para manter essa informação acessível para você.

A infraestrutura por trás de nosso trabalho, hospedada pela organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation, é tão simples quanto parece. O Google deve ter quase um milhão de servidores. O Yahoo tem, mais ou menos, 13.000 funcionários. Nós temos 679 servidores e 95 funcionários.

A Wikipédia é o site número 5 na Web e serve a 450 milhões de pessoas diferentes mensalmente, com bilhões de exibições de páginas.

Da forma na qual a economia foi construída, presumimos que as pessoas só trabalham por dinheiro. E como mais você faz com que uma pessoa apareça para trabalhar se ela não receber?

Na Wikipédia a vontade de cooperar e melhorar o conhecimento foi aproveitada para criar um recurso inestimável. A cultura não está disponível apenas para quem paga mais. Você recebe informações precisas e imparciais. Organizadas de uma forma minuciosa, bem documentadas, bem referenciadas, atualizadas, quando você desejar.

Parece um bom negócio, para mim.

Obrigado,

Alan Sohn
Autor da Wikipédia