Do autor da Wikipédia Alan Sohn

Na Wikipédia, criei 2 463 artigos. Todos eles de graça.

Eu sou consultor de sistemas e trabalho com sistemas informáticos financeiros em grande escala. Se o tempo que passei na Wikipédia fosse convertido em dinheiro, teria ganho até centenas de milhares de dólares para mim.

Mas o dinheiro não é o incentivo neste caso. Você usa uma moeda diferente na Wikipédia. A informação é fornecida de bom grado por mim e milhares de outros editores que têm gosto em criá-la. Todos nós sabemos que o mundo está melhor porque essa informação está disponível livremente.

Claro que a infraestrutura de apoio a essa informação livre não é gratuita, e é por isso que uma vez por ano, pedimos donativos. Não há nenhum anúncio na Wikipédia, não há nada a piscar, não há nada na margem da página, não estamos a tentar vender nada. A Wikipédia não é depende de transações comerciais.

Nós só precisamos do seu apoio, com $5, €10, ¥1000 ou o que você puder dar, para manter esta informação chegando até si.

A infraestrutura que suporta o nosso trabalho, alojada pela fundação sem fins lucrativos, Wikimedia, é tão básica quanto pode ser. O Google pode ter perto de um milhão de servidores. O Yahoo tem algo como 13 000 funcionários. Nós temos 679 servidores e 95 funcionários.

A Wikipédia é o quinto site mais visitado do mundo, e serve 470 milhões de pessoas diferentes todos os meses - com milhares de milhões visualizações de páginas!

Dada a forma como a economia está organizada, supomos que as pessoas só trabalham por dinheiro. De que outra forma se consegue que alguém apareça para trabalhar, se não receber um pagamento?

Na Wikipédia, a vontade de cooperar e melhorar o conhecimento tem sido aproveitada para criar um recurso inestimável. A cultura não está à venda pelo preço mais alto. Você recebe informação imparcial e precisa. Organizada de uma forma completa, bem documentada, bem referenciada e atualizada, sempre que desejar.

Isto parece-me ser uma grande pechincha.

Obrigado,

Alan Sohn

Autor Wikipédia